quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Faculdade ... Chegou a hora! E agora?

Sei que muitas de vocês já estão crescidinhas e passaram já por isso de decidir a faculdade e tal, mas tem algumas de vocês que estão na mesma faixa estaria de idade que eu e estão no ensino médio ou terminando e querem logo se decidir.

Como as aulas estão voltando quem está no segundo/terceiro ano, já passou da hora de se decidir (bem vinda ao club se vocês ainda não se decidiu). Elaborei algumas perguntas para te ajudar a decidir o que você gosta e qual das faculdades que você está querendo fazer mais está com dúvidas. E outro assunto que incomoda também: É melhor fazer faculdade assim logo de cara que termina o ensino médio? Ou vale apena deixar passar algum tempo? Vamos ir descobrindo com o passar do post.

A maioria de vocês estão entre a opção de pelo menos duas faculdades certo? Certo, então seria bom fazer um curso que seja em relação a faculdade antes, um técnico. Se você estiver com muitas dúvidas isso vai ajudar a você saber se era o que você realmente queria. Ex: Eu quero fazer administração ou astronomia, NADA HAVER certo? Estou com medo de me jogar na astronomia pelo fato de muito cálculos, de qual matéria iria ser o foco como química ou física, ou matemática.

Pesquisando sobre a faculdade descobri mais sobre as matérias, matemática, física, química. Mesmo assim a dúvida persistindo, fiz um curso "Rotinas Administrativas" para ver se Adm era o que eu pensava. Gostei, porém ainda estou com dúvida então consegui a vaga de um técnico pelo estado, vou fazer e ai sim vou ver se gosto mais de Adm ou astronomia, enquanto isso vou perguntar ao meu professor(a) de física como que seria a astronomia e o que iria estudar. Isso irá me ajudar muito a decidir! - O tempo passou, eu saí do técnico, vi que não era o que eu queria e vou me jogar na astronomia e agora tenho certeza do que eu quero!-

Depois do ensino médio é melhor ir para faculdade, ou posso esperar? Olha, se você é do tipo preguiçosa, que não gosta de estudar, e pensa "Graças a Deus termino meus estudos esse ano"... Não é melhor que você deixe passar um tempo depois do ensino médio. Você vai desacostumar com a rotina corrida provasXtrabalhos e não terá animo depois para voltar. 
Se você tem consciência que agente nunca parar de estudar e que você apenas quer um tempo para pagar a sua faculdade ou para juntar dinheiro para ir morar em outra cidade por causa da federal ou quer fazer um cursinho algo de tipo, resumindo: você não vai ficar parado até fazer a sua faculdade. Vá em frente! Eu vou fazer isso e penso que o segredo é não parar de estudar!

Federal ou Particular? Qual é melhor? Não acho que nenhuma seja melhor que a outra. Porém acho que na Federal você da mais valor aos estudos porque é mais puxado, já que você não está pagando não tem facilidade em nada. Fora que o nome de uma Federal vale muito em um currículo. Claro que uma faculdade como a PUC meu Deus! Mas nem todos podemos pagar, então o jeito é estudar e ir para uma federal! A não ser que você consiga uma bolsa e tal, eu tenho em mente "particular" em última opção.

Mesmo assim ainda não sei qual faculdade seguir, e agora? É melhor você esperar, e pensar com calma, analisar suas matérias da escola ver com qual mais se identifica, se tem mercado para sua cidade ou se você quer mesmo assim ter disposição para se mudar, fazer cursos também para ver com qual se identificou, conversar com amigos e pesquisar na internet! Sim afinal ela não serve só para futilidades certo?

É melhor fazer isso tudo do que começar uma porque sua amiga está fazendo e disse que é bom ou porque ganha muito e depois ter que trancar a matrícula porque descobriu que não gosta, certo?

Meninas, sei que muitas de vocês tem dúvidas do que gostam de fazer, e as vezes sabem o que gostam mais não sabem o nome da faculdade que talvez seria isso. Aproveitem esse ano para se decidir logo, não percam seu tempo pois quanto mais cedo você começar sua faculdade mais tempo você vai ganhar depois.

Ainda sim estão com dúvidas? Podem me perguntar, ou discutir o que querem fazer, seu comentário pode ajudar outra menina a se decidir sabia? Pensem e planeiem seu futuro!
________________________________________________________________

4 Garotas de Vidro disseram ...:

  1. xiii rsrs to no segundo ano do ensino medio , e ainda nao me decidi eu quero jornalismo , nutrição ou web designer .
    http://perfeitinha-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Escolha difícil em?! Igual eu uma opção nada haver com a outra, tenta ver o que você gosta em cada uma delas e ver se é o que você quer ser a vida toda. Porque talvez você quer ser uma coisa hoje, mas não sabe se vai durar para sempre essa vontade!

    ResponderExcluir
  3. Heey, adorei o seu blog! Estou seguindo, segue o meu também?
    http://estanteseletiva.blogspot.com/

    Beijos,
    Wanessa Guimarães
    www.estanteseletiva.blogspot.com

    ResponderExcluir