sábado, 25 de fevereiro de 2012

Estudando de um jeito mais fácil

A maioria de nós este ano temos várias coisas para nos preocupar em estudar: enem, vestibular, provas a fins, simulados, e mesmo que você já tenha passado por isso agora tem sua faculdade. Parece ser impossível estudar para tantas coisas ao mesmo tempo. Mas nada que se nos organizarmos não vamos enfrentar tantos problemas assim. Como? Eu te explico! 

Hoje vamos falar sobre um tema mais sério e que muitas acham chato, porém é importante meninas (sei porque queria ter essa maturidade no meu primeiro ano daí não ficaria no sufoco agora). Vamos ver métodos que te ajudem estudar de um jeito mais fácil, e não sair lendo tudo adoidado. Isto serve para os três tipos de meninas que se preocupam com isso:

1º- Como estudar para o enem/vestibular ?
Muitos professores aconselham fazer um cursinho, mas nem todos nós temos condições certo? Então separe do seu dia no minimo 3h por dia para estudar, para isso você irá ter que estudar tudo em forma resumida mas que tenha conteúdo. Ex: Separe temas de matérias que o seu professor sempre disse que caia em vestibular, ou os temas que você fazia provas.

Não todos, mas os que davam continuação a outra matéria. E sublinhe tudo o que achar mais importante com um marca texto, fazendo assim com que você fixe mais naquilo. E quando estiver ou no cursinho(para quem tiver oportunidade) ou mesmo na sala de aula sublinhe também as dicas dos professores, como fazer contas mais rápidas, temas que sempre caem.

Refaça simulados, refaça provas antigas suas, pesquise e leia LEIA muitas noticias todos os dias. Faça várias redações e peça pára o seu professor de português dar uma rápida olhada. Por último tente resolver todas as contas sem calculadora, afinal não irá poder usar ela no enem/vestibular.

2º- Não vou fazer enem nem vestibular porém já me preocupo desde cedo!
Ótima a sua iniciativa, todas meninas e meninos deveriam se preocupar com isso, eu queria muito pensar assim também antes. Se você estiver no primeiro ano, já vá marcando tudo o que acha de mais importante assim quando você for estudar no final vai ficar mais fácil de aprender.

Comece a se desprender da calculadora, é duro meninas, MUITO falo por experiência você erra até conta de 3+3. Estude no minimo 1h todos os dias menos fim de semana, afinal seu cérebro precisa descansar. Refaça alguns simulados pelo menos 1 a cada bimestre, e leia livros, jornais revistas isso ajuda na redação.

3º- Já passei por isso e estou na faculdade...
Acha que não precisa estudar? Desculpe querida mas ... não é bem assim. Se você deixar a matéria acumular igual na escola para estudar em cima da hora pode te prejudicar seriamente. Separe uma 1h do dia para ir dando uma olhada nas matérias para você dominar bem os conteúdos. Faça anotações de tudo o que achar importante.

Então muita coisa né... mas pensem que tudo valerá apena. Dúvidas? Me contem! Alguém ai se encontra em uma dessas situações? Eu tô D: Espero ter facilitado a vida de vocês.
_____________________________________________________________


2 Garotas de Vidro disseram ...:

  1. Gostei das dicas! Ano passado eu chegava a estudar 10 horas por dia, além do cursinho, durante a manhã, e acabei me dando bem no fim das contas :3
    Beijos, http://trinitrotoluenohead.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uau em, 10h ... :O
    Mas que bom que funcionou! Esse ano não vou poder fazer cursinho até porque meu foco de vestibular mesmo é para o ano que vem porque ai sim vou poder fazer um cursinho. Mesmo assim já estou estudando :)

    ResponderExcluir